quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A identidade perdida


Fazer parte do Corpo Místico de Deus é algo incomparavelmente grande. Mas quantos católicos sabem disso? Vejo tantas pessoas nas Missas falando sobre tantos assuntos enquanto os sacramentos são ministrados... Vejo nas ruas a falta de empolgação das pessoas ao dizerem: “eu sou católico”.
Fico triste em saber que durante muito tempo o ateísmo e a mídia secular transfiguraram a imagem da Igreja em algo simplório, desempolgante, sem vida. Na visão de tantos católicos a Igreja nada mais é do que uma instituição de utilidade pública. Cuidando dos pobres e das crianças, fazendo passeatas e abaixo-assinados. Ou então veem a Igreja como a chata, a retrógrada que luta contra camisinha, contra o casamento gay e não apóia a legalização do aborto, mas está cheia de pedófilos e homossexuais...
O pior é saber que, de certa forma, a Igreja, durante muito tempo, não se manifestou de forma eficaz contra esta distorção de imagem, permitindo que esta visão popular da Igreja fosse aderida até mesmo por parte do clero. Assim se promoveu, lenta e gradativamente (ainda que de forma involuntária) uma desmistificação da Esposa de Cristo e, por consequência, uma supervalorização política.
Nós não somos uma ONG, tampouco um grupo moralista. Lutamos sim pela vida e estamos sempre ao lado dos mais necessitados, mas somos um povo santo e adorador. Somos a Igreja que construiu a civilização ocidental. Incontáveis cidades, bairros, ruas, praças tem nomes de nossos grandes santos. Nossas festas tornaram-se feriados internacionais. Temos dois milênios de história. Temos um Deus vivo que se manifesta diariamente através de nossos sacerdotes, curando, renovando, transformando vidas. Criamos escolas, faculdades. Construímos hospitais.
Não somos mais uma igreja. Somos a Igreja de Cristo. Fundada e mantida pelo Seu sacrifício e ressurreição. A verdade que transmitimos é tão real que torna infalível nossa doutrina.
Nós somos católicos não para militar ou distribuir cestas básicas. Somos católicos porque amamos a Deus e queremos fazer a Sua vontade. Somos católicos porque nossa Santa Igreja tem história, tem Tradição. Somos católicos porque aqui está a Verdade em Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
Nós somos a Igreja de Deus, o Corpo Místico de Jesus, a Esposa do Cordeiro vestida de branco em seu eterno banquete de núpcias. Somos católicos apostólicos romanos. Será que não está na hora de resgatar essa identidade?

3 comentários:

  1. É isso galera, vamos resgatar essa idendidade perdida...E esse resgate nao é somente através de uma bela camisata estampada "Sou Católico", ou um simples adesivo no carro, mas sim com nosso testemunho e alegria em poder comungar o Corpo Santo do Senhor JESUS, e fazer parte da Igreja do Senhor!!!

    Paz e bem!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso ai! Vamos recuperar a identidade perdida.
    (carol)

    ResponderExcluir