terça-feira, 17 de novembro de 2009

Santidade


Tem muito jovem por aí que pensa que santidade é simplesmente não fazer sexo e rezar o terço todos os dias e ainda reclama dizendo que o caminho do Senhor é difícil.
É preciso entender que, se quisermos alcançar a bem-aventurança, temos que mudar um pouco nossa forma de encarar nossa vida em Cristo. Não temos que travar uma batalha contra a tentação. Temos que nos tornar maiores que ela.
Santidade não se faz somente com mãos limpas, mas também com um coração puro.
Quando nos dispomos a vivenciar a fé católica devemos assumir uma postura de cristãos. E seguir os passos de Cristo vai muito além de obedecer a uma série de regras e restrições. Nossa fé não tem que nos alienar, mas sim nos moldar, nos tornar pessoas melhores.
Quanta gente sai da Igreja e, ao passar por um pobre que lhe estende a mão pedindo uma esmola, finge não vê-lo.
Quantas vezes comungamos, orgulhosos de sermos católicos, o Sangue que Cristo derramou, e não temos a coragem de, num dia de folga, levantar nosso traseiro do sofá e doar um pouco de nosso sangue para salvar a vida de alguém que sofreu um acidente ou irá passar por uma grave cirurgia.
Estamos enganados quando acreditamos que certos exercícios espirituais, por si só, podem nos trazer a salvação. Se não compreendermos o que realmente significa a palavra santidade, continuaremos encarando esses exercícios como um peso que torna nossa vida ainda mais difícil.
O rosário não é penitência e muito menos tortura. Viver a castidade não é um desafio e sim consequência de uma vida em Deus, construída sobre o alicerce da oração diária e principalmente da caridade.
O maior testemunho de fé que podemos dar não é para nossa família, amigos ou comunidade, é para nós mesmos, com atitudes silenciosas, mas que expressam verdadeiramente a conversão do nosso coração. Só você sabe o quanto está buscando ser perfeito como o Pai é perfeito.
A caridade, o pedir perdão e o saber perdoar, o respeito, o não julgar, são gestos que deveriam ser comuns na vida de um cristão. Se conseguirmos conquistar tais virtudes, nosso coração então estará preparado para compreender o porquê de tantos preceitos e práticas.
E vou além. Se chegarmos a tal compreensão, nossa alma passará a desejar tais práticas e não as encararemos mais como tortura ou desafio, mas como alimento saudável e saboroso para nossa edificação.
É nessa hora que o Santo Rosário deixa de ser peso e se transforma em colo de Mãe. É nessa hora que castidade deixa de ser calvário e se transforma em Céu. É nessa hora que santidade deixa de ser sofrimento improdutivo e se transforma na alegria da cruz.
Pense nisso!

3 comentários:

  1. Muito legal esse texto!
    Parabenss!
    Se a revista for assim, com certeza serei leitora assiduaa!
    :D
    Abraçãooo!
    ^^

    ResponderExcluir
  2. Santidade é realmente viver NA PRÁTICA aquilo que Cristo nos ensinou.
    ;D
    Eu amo essa revista!

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus!!
    Estou muito feliz com a revista! Espero que tudo possa dar certo. E vai dar!
    Que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir