sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Tirando a venda


O nosso ser é dividido em corpo e alma, e isso é fato. Porém, isso não significa que estão isolados. Nosso corpo e nossa alma estão intimamente ligados e dependem constantemente um do outro. Não existe o mais importante. Talvez, o mais fraco, mas não o mais importante. A alma é que dá vida ao corpo, e o corpo é que permite que a alma viva entre os homens. Sendo assim, para que nossa alma tenha contato com o que é divino, ela necessita viver através do nosso corpo experiências que a conduza a isso.
Um exemplo claro são os sacramentos. Deus se manifesta de uma forma física tanto da parte de quem ministra, quanto da de quem recebe o sacramento. Água, óleo, pão, vinho, imposição de mãos... Deus se manifesta naquilo que é matéria, naquilo que é perecível.
Mas por quê? Porque foi para isso que Deus criou a Igreja: para que os homens pudessem levar a outros homens a Boa Nova, a Salvação.
Para que eu consiga fazer que a sua alma compreenda aquilo que a minha já conhece, eu tenho que, primeiro, manifestar com o meu corpo esse conhecimento. Assim, teu corpo é capaz de receber estas informações e transmiti-las para tua alma.
Na plenitude dos tempos, Jesus, para apresentar o Reino de Seu Pai, se utilizava da pregação, que é fala. Ou seja, uma perfeita combinação de movimento do diafragma, musculatura da caixa torácica, cordas vocais, língua, maxilar e lábios. Tudo físico, corpóreo. Também se utilizava de curas no corpo, pra chegar até a alma. Prodígios que despertavam os nossos sentidos. Lembra-se de São Tomé? “Eu só acredito se ver, se tocar...”. E ele era Apóstolo de Cristo, Bispo da Santa Igreja Católica e precisou ver, tocar, para crer na ressurreição. Quem dirá nós! Por isso Deus instituiu a Igreja e os Sacramentos, para que nossas almas, através dos nossos corpos se encontrassem com Ele.
Temos Igreja. Temos Sacramentos. Por que as pessoas estão cada vez mais se afastando de Deus? Porque o mundo hoje já não é mais como há dois mil anos atrás. Ele está muito mais racional, mais questionador. A Santa Missa, que é o maior instrumento de evangelização e de comunhão existente na Terra, tem ficado cada vez mais vazia, e não digo só de presença humana, mas de adoradores em Espírito e em Verdade.
Aonde estamos falhando? Primeiramente, na carência de sacerdotes. Ah, se pudéssemos adorar o Cristo imolado em todos os altares, todos os dias! Com certeza o mundo seria um lugar muito melhor!
Falhamos também, muitas vezes, na hora da celebração Eucarística. Ora na homilia, ora no desleixo com a liturgia. Se a Igreja instituiu vestimentas, paramentos, gestos, é porque isso é de fundamental importância para que a assembléia consiga enxergar a divindade naquilo que está sendo manifestado de forma física. Depois da casula estar sumindo dos Altares, tenho presenciado sacerdotes celebrando até mesmo sem estola. O ouro em alguns lugares tem se tornado algo fútil, desnecessário, e o Sangue de Cristo tem sido erguido em taças de vidro compradas em lojinhas de R$ 1,99. Potes de sorvetes têm substituído a âmbula na hora da Comunhão.
Como queremos que as pessoas acreditem que é Deus na Eucaristia se a tratamos como se fosse o arroz e o feijão de cada dia? E aí é claro que as Igrejas vão se esvaziar. Por que eu permaneceria em um lugar ouvindo uma homilia robótica e repetitiva e comendo uma partícula de pão se posso me reunir com pessoas alegres, com música boa, orações fervorosas e muitas promessas de uma vida melhor?
Para que as pessoas queiram estar com Deus primeiro elas precisam conhecer a Deus, enxergar com seus sentidos, com sua mente, ainda que de uma forma incompreensível, onde está Deus.
E é por isso que nascemos. Essa é a nossa razão de ser. Dar subsídios, fazer com que as pessoas tenham ao menos a opção de escolher entre a Verdade ou outra coisa qualquer.
Não queremos fama. Não queremos briga. Não queremos revolução. Queremos apenas ser as mãos que fazem a venda cair no momento em que o Mestre parte o Pão, e fazer com que, como os discípulos de Emaús, as pessoas possam compreender que Deus sempre esteve com elas durante toda a caminhada de suas vidas. E assim elas possam também, como eles, voltar e contar aos outros que Jesus vive e está no meio de nós.
É isso que somos. É isso que amamos.
Revista Católicos. Muito mais que um meio de comunicação. Um instrumento de evangelização.

3 comentários:

  1. Que Deus abençoe esta revista! [02]

    ResponderExcluir
  2. Muito legal...
    Estou ansiosa para conferir essa revista!
    Que Deus ilumine vcs cada vez mais!!!

    ResponderExcluir