segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O que significa ser um "místico da Igreja"?


A palavra “mística” provém do grego “mistikós” = conhecimento direto e experimental de Deus em seus mistérios. 
Tomada num sentido mais amplo, a palavra mística pode designar realidades ocultas, secretas, misteriosas. E nesse sentido, convém notar que a raiz da palavra mística em grego, é a mesma da palavra mistério. 

Na vida cristã, a palavra mística tem três significados: 
1. Mística quer dizer antes de tudo aquilo que se refere a celebração dos mistérios cristãos. Os Padres da Igreja utilizaram com muita freqüência essa palavra na liturgia, de modo que, para eles, místico é aquilo que tem relação com os santos mistérios, e eles o aplicaram sobretudo para expressar a transformação operada nos cristãos através dos sacramentos: batismo, eucaristia e etc. 
2 . Mística quer dizer algo que é simbólico ou simbolizado. Ou algo que é expresso através de símbolos. No que diz respeito ao culto pode-se usar a expressão mística por dois motivos: porque se refere aos mistérios, e porque esses mistérios se exprimem através de símbolos. Em um símbolo temos dois elementos: o invisível e o sensível. Os sacramentos por ex., são por definição os sinais sensíveis da graça invisível. Porém, o uso mais importante do termo místico, dentro dessa concepção, temos no que se chamou de “leitura e busca do sentido místico da Escritura”, onde se diz que, cada texto da Escritura, tem sempre um sentido simbólico, que revela uma realidade escondida, sob a aparência do sentido histórico. Ex. O Cântico dos Cânticos. 
3. Por mística entende-se também, os segredos da graça nas almas, ou seja, aqui se entende por mística toda comunicação sobrenatural com Deus, através da fé que adere à sua palavra, da esperança e do amor que conduzem a Ele, e da graça que nos faz participar de sua vida. 
Durante muito tempo se confundiu a mística com fenômenos místicos: visões, aparições sensíveis, revelações e etc. - ainda que as revelações se autênticas, sejam parte da mística - , contudo, elas não são essenciais ao estado místico. O essencial da mística é a amorosa e misteriosa comunhão do cristão com Deus. 

Características da mística cristã: 

1 - Gera um conhecimento mais íntimo e profundo de Deus e dos seus mistérios e se distingue do conhecimento dos teólogos e dos simples cristãos. E isso se deve ao fato que, o místico teve uma particular experiência de Deus. 
2 - O místico tem uma percepção quase experimental e direta da presença de Deus. Mas, quase que simultaneamente, Deus permanece sempre infinito, e por isso é que os místicos freqüentemente definem a experiência que eles tem de Deus, como um “não sei o quê”. 
3 - O místico - e isso é o que distingue dos demais cristãos - é alguém que é movido diretamente por Deus, que se abriu docilmente à sua ação. E que tem consciência que o conhecimento que adquiriu de Deus, lhe foi dado, e que é uma experiência infusa, na qual a alma se sente passiva sob a moção do Espírito Santo. Em outras palavras, o místico é alguém que se sente atraído e seduzido por Deus, e de tal modo, que já não pode viver sem Ele. 

Alguns santos se destacaram por suas experiências místicas que, muitas vezes, se exteriorizaram, tornando-se fenômenos místicos. Por isso, são chamados de “santos místicos da Igreja”. Podemos citar alguns exemplos:
Santo Agostinho, São Bernardo, São Boaventura, Santa Catarina de Sena, São Francisco de Assis, Santa Gemma Galgani, São João da Cruz, São Luis de Montfort, Santa Tereza d’ Ávila, Santa Teresinha de Lisieux (Santa Teresinha do Menino Jesus), São Tomás de Aquino.

Em suma, a mística pode ser definida como uma experiência de Deus presente e infinito, provocada na alma por uma especial moção do Espírito Santo. 

(Fonte: Ordem dos Carmelitas Descalços – Província de São José)


3 comentários:

  1. Belo artigo, tenho, incansavelmente procurado pela parte mística de Deus através de estudos sobre o Rei Salomão e acabei encontrando certas coisas que ao meu ver não parecem do agrado de Deus, coisas estas relacionadas com magia, cabala e outras coisas. Eu acredito sim, que Salomão obtivera todos esses conhecimentos mas todos estes ele recebeu de Deus, o conhecimento de dominar as naturezas, os espíritos, mas tudo advindo de Deus, não adquirido sem a permissão D'Ele como muitos tem feito, através de magia, talismãs e coisas estranhas. Esse artigo foi essencial para a conclusão da minha busca. A mística cristã, que tanto busco, resume-se num contato direto com Deus, num profundo conhecimento e intimidade com ele, tudo que eu tenho buscado se encontra nele, não em rituais, talismãs, coisas esotéricas e afins. Quando temos contato com ele, com certeza conseguiremos realizar coisas que certas pessoas dirão que é magia; mas isso vai com a fé de cada um. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito Lindooo...Deus me chama de um modo especial como nunca esperei sentir.

    ResponderExcluir
  3. Ao toque do Espírito Santo em nossos corações, podemos iniciar nossa mística com Deus.

    ResponderExcluir