quinta-feira, 8 de julho de 2010

Festa de igreja?


É triste ver como tantas comunidades católicas ainda persistem em secularizar as festas de seus padroeiros promovendo bailes e shows com músicas que vão de encontro com a fé que professamos, vendendo e/ou permitindo a venda de bebida alcoólica, que atrai a as drogas ilícitas, a prostituição e a violência, podendo facilmente se tornar (como já presenciamos) cenário de tiroteios e assassinatos.
Já imaginou se no dia de São Pedro a Praça Principal do Vaticano se tornasse palco de música profana? Se o papa mandasse vender vinho e cerveja para arrecadar fundo para a reforma da basílica? Não seria um escândalo? Por que então persistir no erro se é dever das igrejas locais seguirem o exemplo de Roma?
Uma comunidade que promove uma festa com os atributos citados acima tem de ter a consciência de que, de forma alguma, está promovendo uma festa religiosa, mas sim uma confraternização secular. Sendo as conseqüências dela, seculares, e não religiosas.
Se alguém gosta da ideia de ver jovens bebendo, se drogando, se prostituindo e se matando, monte barraquinhas de bebida alcoólica no seu bairro, na sua rua, na sua casa... e assuma as consequências dos seus atos, mas não profane o nome dos nossos grandes santos tampouco da Santa Igreja Católica com esses eventos vergonhosos.
A missão da Igreja é evangelizar, celebrar os sacramentos e cuidar dos pobres e injustiçados. Vender bebida e promover a violência não é papel de cristão, tampouco da Igreja de Cristo.

4 comentários:

  1. É isso aí. Festas de padroeiros, de santos, já são taxadas como vaquejadas, bailes, feriado pra beber com os amigos, perdendo todo o sentido que realmente deveriam ter. Texto bem legal!

    ResponderExcluir
  2. ótimo alerta... as festas populares da Igreja são referencias para a sociedade quando exaltam valores cristãos e dão exemplos de vida e santidade, porém uma festa visada em lucro perde a essencia e desvia da missão de Evangelizar em todos os aspectos.. mtas pessoas não convertidas vão as festas paroquiais e está aí um meio poderoso de pescar novas almas para Deus dando testemunho da nossa opção de sermos de Deus e mostrar a todos que somos muito felizes por isso! AbraçO!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do artigo. Totalmente errado vender bebida alcoólica e certas músicas que são tocadas.

    ResponderExcluir
  4. álcool é droga e a igreja nao pode vender droga! FESTAS 100% CATÓLICAS JÁ!

    ResponderExcluir