domingo, 8 de abril de 2012

A ressurreição de Jesus Cristo e a esperança do cristão



O grande mistério que em todo o tempo pascal, e especialmente no dia de hoje, deve ocupar as almas amantes de Deus, e enchê-las de dulcíssima esperança, é a felicidade de Jesus ressuscitado. Já meditamos que Jesus, no tempo de sua Paixão, perdeu inteiramente as quatro espécies de bens que o homem pode possuir na terra.

Perdeu os vestidos até a extrema nudez; perdeu a reputação pelos desprezos mais abomináveis; perdeu a florescente saúde pelos maus tratos; perdeu finalmente a vida preciosíssima pela morte mais horrível que se pode imaginar. Agora porém, saindo vivo do fundo do sepulcro, recebe com lucro abundantíssimo tudo quanto perdeu.

O que era pobre, ei-lo feito riquíssimo e Senhor de toda a terra. O que a si próprio se chamava verme e opróbrio dos homens, ei-lo coroado de glória, assentado à direita do Pai. O que pouco antes era o Homem das dores e provado nos sofrimentos, ei-lo dotado de nova força e de uma vida imortal e impassível. Finalmente o que tinha sido morto do modo mais horrível, ei-lo ressuscitado pela sua própria virtude, dotado de sutileza, de agilidade, de clareza, feito as primícias de todos os que dormem com a esperança de ressuscitarem também um dia à imitação de Cristo.

Detenhamos-nos aqui para tributar a nosso Chefe divino as devidas homenagens. Façamos um ato de fé viva na sua ressurreição, e cheguemo-nos a ele para beijarmos em espírito os sinais de suas cinco chagas glorificadas. Alegremo-nos com ele, por ter saído do sepulcro, vencedor da morte e do inferno, e digamos com todos os santos: « O Cordeiro que foi imolado por nós, é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a fortaleza, a honra, a glória e a bênção » (Ap 5,12)

Regozijemo-nos com Jesus Cristo; mas regozijemo-nos também por nós mesmos, porquanto a sua ressurreição é o penhor e a norma da nossa, se ao menos, como diz São Paulo, morrermos primeiro interiormente ao afeto das coisas terrestres: « Si commortui sumus, et convivemus – Se morrermos com ele, com ele também viveremos » (2 Tm 2,11). Ó doce esperança! « Virá a hora em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus » (Jo 5,28); e então pelo poder divino retomaremos o mesmo corpo que agora temos, mas formoso e resplandecente como o sol. Nós também ressuscitaremos!

A esperança da futura ressurreição é o que consolava o santo Jó no tempo de sua provação. « Eu sei », disse ele, e nós, digamos o mesmo no meio das cruzes e tribulações da vida presente: « eu sei que o meu Redentor vive, e que no derradeiro dia surgirei da terra; e serei novamente revestido de minha pele, e na minha própria carne verei a meu Deus... esta minha esperança está depositada no meu peito » (Jó 19,25)

Meu amabilíssimo Jesus, graças Vos dou que pela vossa morte adquiristes para mim o direito à posse de tão grande bem, e hoje pela vossa ressurreição avivais a minha esperança. Sim, espero ressurgir no último dia, glorioso como Vós, não tanto por meu próprio interesse, como para estar para sempre unido convosco, e louvar-Vos e amar-Vos eternamente. É verdade que pelo passado Vos ofendi com os meus pecados; mas agora arrependo-me de todo o coração e pela vossa ressurreição peço-Vos que me livrais do perigo de recair na vossa desgraça: Per sanctam resurrectionem tuam, libera me, Domine - « Pela vossa santa ressurreição, livrai-me, Senhor »

« E Vós, Eterno Pai, que no dia presente nos abristes a entrada da eternidade bem-aventurada, pelo triunfo que vosso Unigênito alcançou sobre a morte: aumentai com o Vosso auxílio os desejos que a vossa inspiração nos instila ». Fazei-o pelo amor do mesmo Jesus Cristo e de Maria Santíssima. Assim seja.

(Santo Afonso Maria de Ligório)

4 comentários:

  1. Does your ωebsite have a contаct page? ӏ'm having problems locating it but, I'd like to shoot you аn emаil.
    I've got some ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great blog and I look forward to seeing it expand over time.

    Also visit my website - http://www.sfgate.com/business/Prweb/Article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  2. It is the work of chiropractors to focus on
    suitable joint motion and nerve movement.
    This is utilised with an ice compress on to the pores
    and skin floor.

    Also visit my web-site; Wcmeg.Com

    ResponderExcluir
  3. We have been not able to get all supported sensors (PIDs) to display knowledge.
    Not each individual auto difficulty demands a mechanic's notice.

    Feel free to surf to my web-site ... http://www.amaturebook.com/members/holliefzr/activity/40884

    ResponderExcluir
  4. Anyone who is prepared to get a well-toned stomach can use
    this belt.

    my blog post ... Manyfriends.Net

    ResponderExcluir