sexta-feira, 9 de março de 2012

7 dicas para vivenciar bem a Quaresma



Não! Quaresma não é um nome difícil dado para a Campanha da Fraternidade. Quaresma é tempo de penitência, de jejum e de conversão. É tempo de nos prepararmos para a Páscoa do Senhor.
Mas não entenda “Páscoa” somente como um dia em que se celebra a memória da Ressurreição de Cristo, pois, dessa forma, não terá capacidade de compreender que quaresma é mais que 40 dias sem comer carne ou tomar refrigerante.
Na verdade, toda a nossa vida nesta terra é, de fato, uma grande “quaresma”. Uma noite escura, fria e sem flores, onde temos de aprender a castigar o nosso corpo e mantê-lo em servidão (1 Cor 9, 27). É tempo de dominar as nossas paixões, deixar de lado a busca pelo prazer e pela estima pública. É tempo de conversão.
Tudo isso porque sabemos que ao final dessa noite escura, brilhará o sol da Páscoa definitiva: a vida eterna, onde o menor dos sabores será maior que qualquer prazer dessa vida.
Viver uma boa quaresma nos ensina que a busca pela santidade vai muito além de práticas exteriores. É adentrar no Mistério da Paixão e Morte de Nosso Senhor, morrendo para este mundo para, enfim, com Ele, ressuscitar.
Encare a quaresma como um tempo oportuno para se aprender a viver com diligência, retidão e sobriedade. Quaresma é tempo de manter as lâmpadas acesas, à espera do Senhor, que voltará a qualquer hora.
Preparamos sete dicas para uma melhor vivência deste tempo favorável:

1-      Crie uma rotina de oração.
Separe pequenos momentos de alguns minutos ao longo do dia e reserve-os para orar, pedindo, em especial, a graça da conversão, da contrição dos pecados, da caridade, da fé e da perseverança.

2-      Faça jejuns e mortificações.
Coma com sobriedade. Evite sobremesas e guloseimas. Se possível, troque seu almoço ou janta por uma refeição mais leve. Lembre-se que a intenção do jejum não é fazê-lo “passar fome” ou enfraquecer-se, mas sim ajudá-lo a disciplinar o corpo e controlar seus desejos. Busque também algumas práticas de mortificação, como: abrir mão de algo que gosta, deixar de ver um programa de TV, etc.

3-      Silencie.
Quanto menos falamos, menos erramos. Procure evitar conversas desnecessárias. Fale menos. Ouça menos músicas. Eleve o pensamento a Deus. O silêncio nos permite refletir sobre nossa vida, nossas dificuldades... Visite o Senhor na capela e contemple-O, somente.

4-      Medite a Paixão de Cristo.
Assista ao filme. Leia a Paixão nos Evangelhos. Faça a Via Sacra. Permita que os mistérios de Cristo Crucificado adentrem a sua rotina. Tenha sempre próximo um crucifixo: na bolsa, na parede do quarto, na escrivaninha... para que possas olhá-lo e meditar sobre os sofrimentos de Nosso Senhor e seu grande amor por nós.

5-      Examine a consciência e se confesse.
É preceito da Igreja que comunguemos ao menos na Páscoa de Nosso Senhor. Para tanto, é importante uma boa confissão. Portanto, faça um exame de consciência. Veja os pecados que cometeu e comete e que ainda não foram confessados. Anote-os. Ore para que Deus lhe dê a contrição desses pecados e força para odiá-los e não voltar mais a pecar. Depois, busque um sacerdote e a misericórdia de Deus pelo sacramento da Penitência.

6-      Faça leituras espirituais.
Reserve um tempo do dia ou da noite para dedicar-se, ao menos meia hora, a leituras espirituais, ou seja, ler e orar acerca do que leu. Leia principalmente, mas não somente a Palavra de Deus. Recorra também aos preciosos escritos dos santos, especialmente dos santos doutores, como: Santo Afonso de Ligório, Santa Teresa de Ávila, Santa Catarina de Sena, São João da Cruz, etc.

7-      Pratique a caridade com mais empenho.
Ajude as pastorais sociais. Visite asilos, orfanatos, etc. Empenhe-se em soluções para ajudar aqueles que necessitam de pequenos auxílios no dia a dia: colegas de trabalho, familiares... Não espere somente grandes oportunidades para exercer a caridade, pratique-a sempre!

Uma Santa Quaresma para todos!


Oração de Santo Efrém para a Quaresma

Senhor e Mestre da minha vida, não me abandones ao espírito de ociosidade, de tristeza, de dominação e das vãs palavras. Concede-me o espírito de castidade, de humildade, de paciência e de amor. A mim teu servo. Sim, meu Senhor e meu Rei, concede-me ver as minhas faltas e a não julgar o meu irmão. Tu que és louvado pelos séculos dos séculos. Amém! 

4 comentários:

  1. muito boas as dicas.
    vou me esforçar para colocar em pratica.
    abraço

    Pedro F. Britto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog e pelo texto, iniciativas como esta precisam ser divulgadas e multiplicadas. Que Jesus e Maria possam abençoar a todos nós.

    Daniel

    ResponderExcluir