sábado, 19 de maio de 2012

2° Dia: O Amor é uma luz que esclarece - Novena de Pentecostes


ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS

† Sinal da Santa Cruz
Senhor, abri a minha boca. E cantarei vosso louvor.

Espírito Divino, de poder infinito, peço-vos abrir o caminho da perfeição, do afluxo de graças santificadoras, da harmonia, do amor e adoração à Santíssima Trindade, da bem-aventurança para mim, para minha família e para todos que vos invocam.
Vossa luz e graça nos façam alcançar tudo que por bondade divina nos dais de presente para que o nosso amor aumente e se aperfeiçoe sempre mais, para maior amor e glorificação à Santíssima Trindade por meio do Imaculado coração da Virgem Maria.
Dai-nos dos vossos dons e frutos. Permiti que sejamos canal da divina caridade, templos da presença divina e mensageiros da harmonia e do amor. Amém.



SEGUNDO DIA: O AMOR É UMA LUZ QUE ESCLARECE

Um dos maiores danos que nos causou o pecado de Adão, é o obscurecimento da nossa razão pelo efeito das paixões que nos ofuscam o espírito. Mui desgraçada é a alma que se deixa dominar por alguma paixão! A paixão é uma nuvem, um véu, que nos impede de ver a verdade. Como pode fugir do mal aquele que o não conhece! É este obscurecimento da nossa razão que aumenta em proporção do número de nossos pecados.
O Espírito Santo, que é chamado luz benfazeja e beatíssima, com seus esplendores divinos, abrasa os nossos corações no seu santo amor. O Divino Espírito também dissipa as nossas trevas, e nos faz conhecer as vaidades dos bens terrenos, o valor dos eternos, a importância da salvação, o preço da graça, a bondade de Deus, o amor infinito que Ele merece e o imenso amor que nos tem.
“O homem animal não percebe as coisas que são do Espírito de Deus”. O homem chafurdado no lamaçal dos prazeres mundanos pouco percebe as verdades da fé. Eis porque o infeliz tem amor ao que devia odiar, e odeia ao que devia amar. Santa Maria Madalena de Pazzi exclamava: O amor não é conhecido! O amor não é amado! Santa Tereza dizia igualmente que Deus não é amado, porque não é conhecido. Também os Santos pediam sem cessar ao Senhor luz e mais luz: “Envia vossa luz: dissipai minhas trevas, abri meus olhos; porque, sem sermos esclarecidos, não podemos evitar os precipícios nem encontrar a Deus.
Como fruto desta meditação tomemos a resolução de recorrer muitas vezes ao Espírito Santo nas dificuldades que encontramos não somente nos negócios espirituais da alma, mais também nos corporais, especialmente nas de mais graves conseqüências. Lembremo-nos, porém de que Deus não nos comunicará sempre a suas luzes imediatamente; as mais das vezes se servirá, para tal fim, dos nossos superiores e Padres espirituais que ele deixou como seus representantes na terra: “Quem vos ouve a mim ouve, e quem vos despreza, a mim despreza”.

Divino Espírito, infinitamente Santo, creio que sois verdadeiramente Deus, e um só Deus com Pai e o Filho. Adoro-vos e reconheço-vos por autor de todas as luzes com as quais me fizeste conhecer o mal que fiz ofendendo-vos, e quanto sou obrigado amar-vos. Graça vos dou e me arrependo sumamente de vos haver ofendido. Merecia que me abandonásseis nas minhas trevas, mais vejo que ainda não me abandonastes.
Ó Espírito Eterno, continuai a esclarecer-me e a fazer-me conhecer sempre melhor a vossa bondade infinita e dai-me força para vos amar, no futuro, de todo o meu coração. Ajuntai graça e mais graça, para que eu fique docemente unido a vós e obrigado a amar-vos sobre todas as coisas. Eu vo-lo suplico pelos merecimentos de Jesus Cristo. Amo-vos ó meu soberano Bem, amo-vos mais que a mim mesmo. Quero ser todo vosso; recebei-me e não permitais que me afaste de vós.
Ó Maria, minha mãe, assisti-me sempre por vossa intercessão. Amém

ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

Espírito de Jesus, Vós sois a água viva que vem saciar a minha sede de caridade e santificar a minha vida para que eu dê frutos em abundância. Peço-vos renovar em mim os dons do meu batismo e da minha confirmação. Enchei o meu coração dos vossos frutos de caridade, alegria, paz, paciência, espírito de serviço, bondade, humildade, confiança em Deus e nos outros, doçura, autodomínio e de todas as outras virtudes. Que Deus Pai seja glorificado pelas minhas obras de misericórdia. Espírito Santo, concedei-me viver na vossa intimidade para que vos ame e adore constantemente. Amém.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...


*esta novena foi composta por Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário