sexta-feira, 18 de maio de 2012

1° Dia: O Amor é um fogo que abrasa - Novena de Pentecostes


ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS

† Sinal da Santa Cruz
Senhor, abri a minha boca. E cantarei vosso louvor.

Espírito Divino, de poder infinito, peço-vos abrir o caminho da perfeição, do afluxo de graças santificadoras, da harmonia, do amor e adoração à Santíssima Trindade, da bem-aventurança para mim, para minha família e para todos que vos invocam.
Vossa luz e graça nos façam alcançar tudo que por bondade divina nos dais de presente para que o nosso amor aumente e se aperfeiçoe sempre mais, para maior amor e glorificação à Santíssima Trindade por meio do Imaculado coração da Virgem Maria.
Dai-nos dos vossos dons e frutos. Permiti que sejamos canal da divina caridade, templos da presença divina e mensageiros da harmonia e do amor. Amém.



PRIMEIRO DIA: O AMOR É UM FOGO QUE ABRASA

Deus ordenou no Antigo Testamento que o fogo ardesse continuamente no seu Altar.
São Gregório diz que os altares de Deus são nossos corações, onde Ele quer que o fogo de seu santo amor arda sem cessar. Por isso, Deus Pai, não satisfeito de nos ter dado Jesus Cristo, seu Unigênito Filho, para nos salvar por sua morte, quis dar-nos ainda o Espírito Santo, para que habitasse em nossas almas, e as conservasse continuamente abrasadas do amor.
Jesus mesmo declarou que descerá à terra exatamente para inflamar com este fogo sagrado os nossos corações, e que seu único desejo era vê-lo aceso. Eis aqui porque, esquecendo as injúrias e ingratidões dos homens, logo que subiu ao céu, nos enviou o Espírito Santo.
Assim, ó Redentor amadíssimo, na vossa glória, como nos vossos sofrimentos e humilhações, nos amais sempre?
Pela mesma razão o Espírito Santo quis aparecer no cenáculo sob a forma de línguas de fogo: “E apareceram-lhes repartidas umas como que línguas de fogo”. Por isso também a igreja nos faz rezar com estas palavras: “Ó Senhor, fazei que o vosso divino Espírito nos inflame com o fogo que Jesus Cristo veio trazer sobre a terra, e que desejou tão ardentemente ver brilhar nela”.
Foi este fogo de amor que inflamou os Santos a fazerem grandes feitos por Deus: a amar os inimigos, a desejar os desprezos, a despojar-se de todos os bens terrenos e abraçar com alegria os tormentos e a morte. O amor não pode ficar ocioso e nunca diz: basta. A alma que ama a Deus, quanto mais faz por seu Amado, mais quer fazer ainda, para mais lhe agradar e ganhar mais e mais a sua afeição.
O Espírito Santo acende o fogo do amor Divino por meio da meditação: “No meditar em Mim se acenderá o fogo”. Se então desejamos arder em amor para com Deus, amemos a oração; ela é a feliz fornalha em que o coração se abrasa neste ardor celeste.

Meu Deus, até aqui nada fiz por Vós, que tão grandes coisas haveis feito por mim. Ah! Quanto a minha frieza vos deve mover a rejeitar-me! Peço-vos, Ó Espírito Santo: aquecei o que está frio. Livrai-me da minha frieza e inspirai-me um grande desejo de vos agradar. Renuncio a todas as minhas satisfações, e antes quero morrer do que dar-vos o menor desgosto. Aparecestes sob a forma de línguas de fogo; consagro-vos a minha língua, para que não vos ofendas mais. Ó Deus, vós me destes a língua para vos louvar, e dela me tenho servido para vos ultrajar e levar os outros também a ofender-vos! Arrependo-me de toda a minha alma.
Ah! Pelo amor de Jesus Cristo, que na sua vida vos honrou tanto com a sua língua, fazei com que de agora em diante não cesse de vos honrar, celebrando vossos louvores, invocando-vos muitas vezes, falando de vossa bondade e do amor infinito que mereceis. Amo-vos meu soberano bem; amo-vos, ó Deus de amor.
Ó Maria, sois a esposa mais querida do Espírito Santo; obtende-me este fogo divino. Amém.

ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

Espírito de Jesus, Vós sois a água viva que vem saciar a minha sede de caridade e santificar a minha vida para que eu dê frutos em abundância. Peço-vos renovar em mim os dons do meu batismo e da minha confirmação. Enchei o meu coração dos vossos frutos de caridade, alegria, paz, paciência, espírito de serviço, bondade, humildade, confiança em Deus e nos outros, doçura, autodomínio e de todas as outras virtudes. Que Deus Pai seja glorificado pelas minhas obras de misericórdia. Espírito Santo, concedei-me viver na vossa intimidade para que vos ame e adore constantemente. Amém.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
  

*esta novena foi composta por Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário