sexta-feira, 25 de maio de 2012

8° Dia: O Amor é um vínculo - Novena de Pentecostes


ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS

† Sinal da Santa Cruz
Senhor, abri a minha boca. E cantarei vosso louvor.

Espírito Divino, de poder infinito, peço-vos abrir o caminho da perfeição, do afluxo de graças santificadoras, da harmonia, do amor e adoração à Santíssima Trindade, da bem-aventurança para mim, para minha família e para todos que vos invocam.
Vossa luz e graça nos façam alcançar tudo que por bondade divina nos dais de presente para que o nosso amor aumente e se aperfeiçoe sempre mais, para maior amor e glorificação à Santíssima Trindade por meio do Imaculado coração da Virgem Maria.
Dai-nos dos vossos dons e frutos. Permiti que sejamos canal da divina caridade, templos da presença divina e mensageiros da harmonia e do amor. Amém.

OITAVO DIA: O AMOR É UM VÍNCULO

Assim como o Espírito Santo, amor incriado, é o laço indissolúvel que une o Pai e o Verbo Eterno, assim é este mesmo Espírito que une nossas almas a Deus. Santo Agostinho diz: a caridade, é uma virtude que nos une a Deus: “Caritas est virtus coniungens nos Deo”. Daí este grito de alegria de São Lourenço Justiniano: Ó Amor, tu és então um vínculo de tal maneira forte, que pudeste encadeiar um Deus e uni-Lo às nossas almas! “Ó Caritas quam magnum est vinculum tuum, quo Deus ligari potuit!” – Os laços do mundo são laços de morte, mais os laços de Deus são laços de vida e salvação: porque nela está a beleza da vida e os seus vínculos são uma ligadura salutar (Eclo 6,31). Portanto são vínculos de amor, e o amor nos une a Deus, nossa única e verdadeira vida.
Antes da vinda de Jesus Cristo os homens separavam-se de Deus; aferrados à terra, recusavam unir-se ao seu criador; mas o Senhor, cheio de ternura, os atraiu a si pelos laços de amor, como tinha prometido por Oséias: In funiculis Adam traham eos, in vinculis caritatis (Os 11,4). “Eu os atrairei a Mim com os vínculos de caridade”. Estes laços são os seus benefícios: luzes, apelos ao seu amor, promessas do paraíso; mais é sobre tudo o dom que nos fez de Jesus Cristo no Sacrifício da cruz e no Sacramento do altar, e em fim, o dom do Espírito Santo. Por isso exclama o profeta: “Rompe as cadeias de teu pescoço, filha cativa de Sião” (Is 52,2). Ó alma, criada para o céu, desfaze-te dos laços da terra para ti unires a Deus pelos laços do santo amor. “Tende a caridade, que é um vínculo da perfeição”. O amor é um laço que reúne todas as virtudes, e torna a alma perfeita.
Daí a seguinte palavra de Santo Agostinho: Ama, et fac quod vis – Ama Deus, e faze o que queres, porque quem ama Deus tem cuidado de evitar tudo que causa desgosto ao objeto de seu amor, e procura agradar-lhe em tudo.

Dulcíssimo Jesus, muito me haveis obrigado a amar-Vos: Muito Vos custou obter o meu amor.
Ingratíssimo seria eu, se Vos amasse pouco, ou dividisse o meu coração entre vós e as criaturas, depois que por mim derramastes vosso sangue e sacrificastes vossa vida! Quero desapegar-me de tudo, e pôr em vós todos os meus afetos. Muito fraco sou para executar esta resolução; vós que me inspirais, dai-me a força de a cumprir.
Amadíssimo Jesus, feri meu pobre coração com a suave seta do vosso amor, para que não cesse de arder no desejo de vos possuir e consumir-me de amor para convosco. A vós procure sempre, a vós só deseje, a vós ache sempre. Ó meu Jesus, só a vós quero, e nada mais. Fazei com que eu repita sempre durante a minha vida, e sobre tudo na hora de minha morte: Meu Jesus, só a vós quero, e nada mais.
Ó Maria, minha mãe, fazei com que de hoje em diante eu não queira se não a Deus. Amém

ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

Espírito de Jesus, Vós sois a água viva que vem saciar a minha sede de caridade e santificar a minha vida para que eu dê frutos em abundância. Peço-vos renovar em mim os dons do meu batismo e da minha confirmação. Enchei o meu coração dos vossos frutos de caridade, alegria, paz, paciência, espírito de serviço, bondade, humildade, confiança em Deus e nos outros, doçura, autodomínio e de todas as outras virtudes. Que Deus Pai seja glorificado pelas minhas obras de misericórdia. Espírito Santo, concedei-me viver na vossa intimidade para que vos ame e adore constantemente. Amém.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...


*esta novena foi composta por Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário