quarta-feira, 6 de junho de 2012

Como se comportar em uma Santa Missa


Primeiramente, é bom chegar à igreja um pouco antes do horário. Ter um tempo para entrar na atmosfera da liturgia facilita o envolvimento com o Mistério da Santa Missa.
Lembrando que igreja é lugar de oração, de contemplação, de silêncio. Portanto, mesmo que outras pessoas não respeitem isso, faça você a sua parte. Se precisar falar seja sóbrio, para que a sua fala não atrapalhe os fiéis em suas orações.
Quando a Missa se inicia, o sacerdote é Cristo. Ele age na pessoa de Cristo, Cabeça da Igreja. Nesse sentido, não importa sua roupa, seu testemunho, ou tampouco sua pregação. Merece todo respeito e reverência que esta posição lhe impõe.
Palmas e mãos para o alto (como os dançarinos de axé fazem) não fazem parte dos gestos litúrgicos, mas também não podem ser consideradas como uma “afronta” à liturgia dada a permissão de se inserir ritmos musicais populares no rito. Porém, convenhamos que, tanto esses gestos quanto determinados ritmos musicais não se encaixam com a atmosfera da sagrada liturgia. Evitemos!
Compreenda e se envolva espiritualmente com cada momento litúrgico. Ato penitencial, Glória, homilia, Cordeiro de Deus, consagração, ação de graças... Envolva-se também fisicamente com esses momentos, mantendo a devida postura e executando os gestos prescritos, como: inclinação, ajoelhar-se, etc.
Ao receber a Sagrada Comunhão, a receba da forma mais digna que puder. Você pode receber a Eucaristia de joelhos diretamente na boca, de pé diretamente na boca, ou na mão. No caso da última, tenha todo o carinho e zelo para que nenhuma pequenina partícula se perca, pois ali ainda está o Corpo de Cristo.
Após a comunhão, existe um momento de extremo silêncio e adoração. Não se preocupe com a música, com o que o padre ou os ministros estão fazendo, tampouco com a roupa ou o cabelo da paroquiana que está na frente. Cristo está em você e só isso lhe importa neste momento. Silencie e ore.
Se levar crianças para a Santa Missa, eduque-as. Igreja não é lugar de brincar, de correr e muito menos de comer pipoca.
E, por fim, quando a liturgia termina e o diácono ou o sacerdote se despede da assembléia, espere a procissão de ministros sair em direção à sacristia para depois se despedir das pessoas e se retirar da igreja.   
Seguindo essas dicas, com certeza, conseguirá vivenciar melhor este grande Mistério.
A paz de Cristo!


3 comentários:

  1. a ultima vez que participei da santa missa foi em 1984, passei para outra doutrina, mas recolhia-me em um cantinho fazia e faço minhas prece de primeiro socorros a maria e imaculada conceição elas nunca me negaran,todos meus filhos sao batizados na amada igreja e tambem meus netos, eu ezijo que sejam! sou muito feliz
    cheia e saude e paz e cheia do espirito santo de Deus amo Jesus maria e jose rogai por todos nos amem.Maria Nunes 59 anos de paz e misericordia.

    ResponderExcluir
  2. Volte amada para a casa do PAI!!ELE esta de braços abertos te esperando e cheio de saudades!!!

    ResponderExcluir
  3. não importa a religião que você segue.O importante e você AMAR A DEUS acima de tudo,respeitar as pessoas ,DEUS é único aqui ou acola...LOUVADO SEJA NOSSO DEUS,O DEUS DA VIDA,DA NOSSA SALVAÇÃO...AMÉM

    ResponderExcluir