domingo, 24 de junho de 2012

Evangelho Dominical - Solenidade da Natividade de São João Batista


Evangelho: Lucas 1, 57-66.80

Quem foi São João Batista?
São João foi filho de Santa Isabel, prima da Virgem Maria. São João Batista era aquele que morava no deserto e pregava sobre o arrependimento dos pecados, oferecendo, àqueles que queriam, o batismo de conversão.
Segundo o próprio Jesus, não existe nenhum homem que seja maior que João Batista. Mas, por quê?
Para buscar essa resposta nos remeteremos ao Magnificat: “Deus exaltou os humildes”. E por isso São João Batista foi exaltado, pois durante toda a sua vida buscou se esconder para que a luz do Cristo brilhasse cada vez mais.
O maior dentre os santos, o maior dentre os profetas, o homem que preparou os caminhos para o Senhor. Um santo que, assim como Maria, fora profetizado pelos antigos. E, mesmo sabendo de tudo isso, jejuou, mortificou-se e penitenciou-se durante toda a vida. Quando se aproximara o momento de se encontrar publicamente com Jesus, pronunciara as palavras que até hoje nos comovem: “Depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias.” (At 13, 25b). Não fora por sua pregação, por seu batismo ou por seu parentesco com Jesus que João fora exaltado acima dos homens, mas sim por sua humildade. Foi pela soberba que o mal nasceu e somente com a humildade é que temos força para vencê-lo.
Não nos deixemos levar pelo inchaço do orgulho. Não façamos dos nossos dons uma vitrine para auto-promoção. Aquele que busca elogios já recebe neles a sua recompensa. Ocultemo-nos sob a luz de Cristo e aprendamos a viver como João: “Convém que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30).


Nenhum comentário:

Postar um comentário