segunda-feira, 4 de junho de 2012

Upgrade Espiritual



Todo mundo já deve ter sentido um dia aquela sensação de estar longe de Deus. De que está fraco na fé. Sem vontade de rezar, de ir à Missa.
Se você está nessa situação, não se assuste. Vamos deixar aqui algumas dicas para que dê um upgrade na sua vida espiritual.
A primeira coisa a fazer é criar uma rotina de oração. Intimidade só se desenvolve com convívio, com rotina. Quantos dias, às vezes, passamos sem fazer uma oração sequer. Tenha certeza que, quando o demônio quer esmorecer nossa fé, a primeira coisa que ele faz é atacar nossa vontade de orar, pois cristão que não ora é um cristão fraco, impotente.
Estabeleça horários fixos ao longo do dia para orar. Quando acordar, na hora do almoço, antes de dormir... E force-se a respeitar os horários estabelecidos ainda que esteja cansado ou desanimado. Escolha também orações prontas como novenas, terço, Ângelus, oração a santos, Santo Anjo, ladainhas, etc. – para quem busca uma espiritualidade mais profunda recomendamos a Liturgia das Horas.
Uma segunda dica é a confissão mensal. Escolha um padre como seu confessor. Encontre-se periodicamente com ele. Ainda que não tenha cometido nenhum pecado mortal neste intervalo de tempo, visite-o. Confesse seus pecados veniais, conte-lhe seus erros e acertos, seus avanços e quedas, suas dificuldades, permitindo assim que ele te conheça e, guiado pelo Espírito Santo, o conduza, e o mantenha saudável no aprisco de Cristo.
Uma outra recomendação é participar de pastorais, movimentos ou grupos de estudo nas igrejas. A vida em comunidade é importantíssima para o crescimento espiritual. Não se restrinja a participação na Missa aos domingos. Envolva-se, crie amizades, gaste seu tempo com as coisas de Deus.
E, pra fechar, recomendamos os exercícios espirituais. Jejum de carne às sextas-feiras, mortificações, leitura orante da Bíblia, jaculatórias, exames de consciência.
É importante tomarmos consciência que só conseguiremos nos levantar de uma depressão espiritual quando aceitarmos e compreendermos que nascemos para a glória e não para o pecado. Devemos nos livrar das correntes que nos prendem ao mal, ou ao menos estarmos dispostos a isso.
Levante-se! Não deixe para amanhã! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário