Muito ao nosso alcance e de grande
benefício espiritual, está a riqueza dos sacramentais.
“Chamam-se sacramentais os sinais sagrados instituídos
pela Igreja cuja finalidade é preparar os homens para receberem os frutos dos
sacramentos e santificarem as diferentes circunstâncias da vida”(CEC 1677).
“Os sacramentais
não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos, mas oferecem
aos fiéis bem-dispostos a possibilidade de santificarem quase todos os
acontecimentos da vida por meio da graça divina que deriva do mistério pascal
da paixão, morte e ressurreição de Cristo” (CEC 1670).
A palavra
sacramental significa “algo semelhante a um sacramento”, mas há uma grande
diferença entre um e outro. Os sacramentos (batismo, crisma, eucaristia,
confissão, unção dos enfermos, ordem e matrimônio) foram instituídos
diretamente por Jesus Cristo para dar a graça santificante às nossas almas. Por
meio deles, obtemos a graça santificante que apaga o pecado ou, então,
aumentamos a graça que já possuímos. Já os sacramentais não conferem a
graça em si, à maneira dos sacramentos, mas são caminhos que conduzem a ela,
ajudando a santificar as diferentes circunstâncias da vida. Os sacramentais
despertam nos cristãos sentimentos de amor e de fé.
Mas, quais são os sacramentais ?
Por serem
numerosos, muitos teólogos reduzem a seis grupos:
1.Orans (Orante): algumas orações, tais como o
Pai-Nosso e as orações que, publicamente, costuma rezar a Igreja: as Ladainhas,
por exemplo.
2.Tinctus (Molhado): o uso da água benta; certas unções
que se usam na administração de alguns sacramentos e que não pertencem à sua
essência.
3.Edens (Comido); indica o uso do pão bento ou outros
alimentos santificados pela bênção de um Sacerdote.
4.Confessus (Confessado): quando se reza o Confiteor,
individual ou publicamente. – Ou seja, rezando o Confiteor para pedir perdão a
Nosso Senhor por tantas falhas que cometemos , sem lembrar-Se mais da falta,
Ele, já neste ato, nos cumula de graças.
5.Dans (Dado): esmolas espirituais ou corporais, bem
como os atos de misericórdia, prescritos pela Igreja. – Acima das esmolas que
possamos dar, está o bem espiritual que possamos fazer ao próximo. Além desse
ato ser um sacramental, adquirimos uma série de méritos pela caridade fraterna
e pelas outras virtudes que a acompanham.
6.Benedicens (Bendizente): as bênçãos que dão o Papa, os Bispos
e os sacerdotes; os exorcismos; a bênção de reis, abades ou virgens e, em
geral, todas as bênçãos sobre coisas santas.
Quantas graças, quantas dádivas da
Santa Igreja à nossa disposição!
Os efeitos que produzem ou podem
produzir os sacramentais dignamente recebidos são muitos. Em geral:
I.Obtêm
graças atuais, com especial eficácia, pela intervenção da Igreja( ex opere
operandis Ecclesiae).
II.Perdoam
os pecados veniais por via de impetração, enquanto que, pelas boas obras que
fazem praticar e pela virtude das orações da Igreja, excitam-nos aos
sentimentos de contrição e atos de caridade.
III.Às
vezes, perdoam toda pena temporal, atinente aos pecados passados, em virtude
das indulgências que costumam acompanhar o uso dos sacramentais. Por exemplo, a
água benta.
IV.Obtêm-nos
graças temporais, se convenientes para nossa salvação. Por exemplo, saúde
corporal, defesa contra as tempestades, uma viagem bem-sucedida, etc.
Embora os
efeitos dos sacramentais não dependam, principalmente, da disposição com que
são administrados ou recebidos, é necessário estar na graça de Deus para
receber as graças atuais dos sacramentais com maior eficácia.
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