segunda-feira, 2 de julho de 2012

Por que o papa e vários padres tem utilizado uma cruz sobre o altar durante a Missa?



Antes da Reforma Litúrgica, o padre celebrava a Missa de costas para o povo, ficando de frente para o sacrário.
Após essa reforma, o padre fica de frente para o povo.
O papa Bento XVI tem incentivado, então, a utilização de uma cruz sobre o altar voltada para o sacerdote para que tanto ele quanto todo o povo lembrem-se que Cristo é o principal, é o centro de toda a celebração.
O fato de estar voltado para o povo não quer dizer que o sacerdote esteja celebrando “para o povo”, mas sim oferecendo ao Pai com todo o povo de Deus o sacrifício de Cristo que se renova na Santa Missa.
Colocar o crucifixo sobre o altar é, então, uma forma de fazer com que povo e sacerdote se recordem sempre do sentido da celebração litúrgica e também possibilitar que o padre celebre tanto voltado para o povo (pois fica de frente para o povo) como também voltado para Deus (representado pelo crucifixo sobre o altar).
Confira pequenos trechos dos livros “Introdução ao Espírito da Liturgia” e “Teologia della Liturgia”, onde o papa explica suas motivações para essa prática:

“A cruz deveria encontrar-se no meio do altar, sendo o ponto de vista comum para o sacerdote e para a comunidade orante. Assim, seguimos a antiga exclamação de oração no limiar da Eucaristia “Conversi ad Dominum” - voltai-vos para o Senhor. Desta maneira olhamos juntos para Aquele cuja morte rasgou o véu – para o que está diante do Pai por nós e que nos abraça, fazendo de nós templos vivos. Considero as inovações mais absurdas das últimas décadas aquelas que põem de lado a cruz, a fim de libertar a vista dos fiéis para o sacerdote. Será que a cruz incomoda a Eucaristia? Será que o sacerdote é mais importante que o Senhor? Este erro deveria ser corrigido o mais depressa possível, não sendo precisas para isso nenhumas reconstruções. O Senhor é o ponto de referência. Ele é o Sol nascente da História. A cruz pode ser a da paixão, que presencia Jesus que por nós deixou transpassar seu lado, donde derramou sangue e água – eucaristia e batismo – tal como pode ser a cruz triunfal, que reflete a ideia do regresso, guiando o nosso olhar para Ele. Pois é sempre o mesmo Senhor Jesus Cristo, é sempre o mesmo ontem, hoje e por toda a eternidade (Hb 13,8).”
(Joseph Ratzinger - Introdução ao espírito da Liturgia)

"A idéia de que o padre e as pessoas devem olhar-se mutuamente em oração surgiu apenas no cristianismo moderno, e é completamente estranho à antiga. O sacerdote e o povo certamente não rezam um ao outro, mas para o único Senhor. Então na oração olham na mesma direção: ou para o Oriente como um símbolo cósmico do Senhor que vem, ou onde isso não for possível, em direção a uma imagem de Cristo na abside, ou ainda a uma cruz, ou simplesmente para o céu, como o Senhor fez em sua oração sacerdotal da véspera de sua paixão (Jo 17, 1). Enquanto isso está, felizmente, sendo aceita cada vez mais a proposta que fiz no final do capítulo do meu livro: não avançar com novas transformações arquitetônicas, mas simplesmente pôr a cruz no centro do altar, para a qual possamos, sacerdotes e fieis, olhar juntos e nos deixar guiar de tal modo que juntos rezemos voltados para o Senhor."
(BENTO XVI, Teologia della Liturgia, Prefacio da Edição Italiana) 


4 comentários:

  1. A cruz "ao lado", não é o mesmo que "deixada de lado". E, o altar, também é, em sentido símbilico, o próprio Cristo, Sacerdote, Cordeiro e Altar (Cf. a carta aos Hebreus). A cruz lembra Cristo, a Eucaristia é Cristo!
    Colocá-la em cima do altar, ao centro, para lembrar Cristo é uma redundância litúrgica, ou o altar e o Cristo Eucarístico não são suficinte "lembrança" de Cristo?
    Em todo caso, não peno que seja algo reprovável colocar a Cruz sobre o altar, nem mesmo deixando-a ao lado, voltada ou não para o Sacerdote, pois, existem questões litúrgicas e abusos graves, na liturgia e na vida da Igreja, que necessitam melhor dedicação.

    Deus os abençoe!
    Pe. Dirceu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Padre Dirceu, por enxergar que existem abusos na igreja, ou talvez sejam esses abusos apenas falta uma boa interpretação. Ou ainda falta de humildade de reconhecer, respeitar e seguir o que pede a Santa Igreja. O Papa emérito, apenas sugere uma coisa que já está no Missal. São desses desentendimentos que surgem os abusos.

      Excluir
  2. Padre Aquelas são palavras do Santo Padre o Papa devemos ter respeito e principalmente acolher seus conselhos.. afinal ele entende melhor do que voce mesmo sobre liturgia! Nós temos que por sim a cruz no centro porque o altar , esta sendo feito um palco de show, e a eucaristia infelizmente esta sendo hoje em dia vista pelos fieis, como um mero simbolismo!

    ResponderExcluir